Conheça toda a História em um só lugar!
Mais de 850 tópicos e exercícios para você arrasar no Vestibular e no Enem.
  Cadastre-se

1. De uma forma geral, quais foram as principais características da Era Vargas?

00:00/00:00

Propaganda varguista valorizando as leis trabalhistas.

- Podemos dividir a Era Vargas, o período que Getúlio ficou no poder entre 1930 e 1945, em três fases: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e a ditadura do Estado Novo (1937-1945). Getúlio pode ser considerado a principal figura da república brasileira.

 

- Vargas realizou um governo nacionalista, que iniciou a transformação do Brasil de um país agrário em um país urbano-industrial, representado pelo desenvolvimento da indústria de base e na aplicação de leis trabalhistas, como salário mínimo, jornada de 44 horas semanais, repouso remunerado e carteira de trabalho profissional.

 

- Centralizou o poder com alta intervenção do Estado na economia e utilizou um discurso populista, dirigido para as massas ao mesmo tempo em que as controla. Buscou veicular uma imagem paternalista, de "pai dos pobres", guia dos necessitados, obtendo grande sucesso, principalmente, devido ao respaldo das leis trabalhistas implantadas.

 

- Criou o Ministério da Educação e Saúde e o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, e estabeleceu o código eleitoral de 1933 (justiça eleitoral, o voto secreto e o voto feminino).

 

- Ao contrário do que primeiramente podemos imaginar, Vargas não foi inimigo dos cafeicultores nem dos grandes latifundiários em geral. As leis trabalhistas não chegaram ao campo, Vargas continuou com as práticas de compra e queima dos excedentes do café e criou instituições com o objetivo de auxiliar as oligarquias rurais como o Instituto do Açúcar e do Álcool e o Conselho Nacional do Café.

2. Explique a situação do operariado no Brasil antes e depois de 1930.

00:00/00:00

- Antes de 1930, o operariado praticamente não contava com leis trabalhistas e órgãos específicos para suas reivindicações, sendo a questão social "caso de polícia". Após 1930, com a subida de Getúlio Vargas ao poder, o operariado obteve um importante papel político, sendo alvo direto do discurso populista de Getúlio.

 

- Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Justiça do Trabalho, além de implantar a base das leis trabalhistas que vigoram até hoje no país. Em 1943, ele consolidou as leis do trabalho com a CLT.

 

- O operariado, apesar de receber as leis trabalhistas, sofreu intenso controle do governo Vargas através dos sindicatos, o corporativismo, inclusive sendo proibido de fazer greves. Essa é a essência do populismo, uma ideologia contraditória, que, ao mesmo tempo em que busca aproximar o discurso político das massas, mantém--nas afastadas do poder.

3. O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo?

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.

4. Cite as principais características da constituição de 1934.

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.

5. Diferencie ANL de AIB no Brasil da década de 1930.

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.

6. O que foi o Plano Cohen?

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.

7. O que foi o Estado Novo e quais foram suas principais características?

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.

8. Relacione fim do Estado Novo com Segunda Guerra.

Conteúdo acessível apenas para usuários do plano Premium.