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Questão 1 (Ufrj)

"A Metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens (...).

Estes benefícios pedem iguais recompensas e, ainda, alguns justos sacrifícios; e, por isso é necessário que as colônias também, da sua parte, sofram: 1) que só possam comerciar diretamente com a Metrópole, excluída toda e qualquer outra nação, ainda que lhes faça um comércio mais vantajoso; (...) Desta sorte, os justos interesses e as relativas dependências mutuamente serão ligadas."

                Azeredo Coutinho, J. J. da Cunha. ENSAIO SOBRE O COMÉRCIO DE PORTUGAL E SUAS COLÔNIAS, 1816)

 

A empresa que se organiza como parte integrante do sistema colonial português na Época Moderna tem como base os elementos da política econômica mercantilista, entre os quais se encontra o monopólio comercial.

a) Identifique duas características da empresa colonial portuguesa na Época Moderna.

b) Explique a função do monopólio comercial no sistema colonial da época mercantilista.

 
Gabarito

a) A predominância do latifúndio, da monocultura e da escravidão; da produção especializada e voltada para o mercado externo. O caráter complementar da economia colonial em favor do mercantilismo metropolitano.

 b) A garantia de mercados exclusivos possibilitava a acumulação de capitais pelas metrópoles e maior poder para os reis.

Questão 2 (Fuvest)

Foram características dominantes da colonização portuguesa na América:

a) pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.

b) grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão.

c) pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre.

d) latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas.

e) exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão.

 
Gabarito

B

Questão 3 (Unicamp)

Entre 1580 e 1640, Portugal enfrentou uma delicada situação política: de um lado, passou a pertencer à União Ibérica e, de outro, viu os holandeses dominarem Pernambuco, através da Companhia das Índias Ocidentais, a partir de 1630.

 

a) O que foi a União Ibérica?

 

b) Dê três motivos para a invasão holandesa no Brasil.

 
Gabarito

a) A fusão dos reinos de Espanha e Portugal com o fim da dinastia de Avis, sem herdeiros após as mortes de D. Sebastião e D. Henrique, sob o governo de Felipe II, apoiado por nobres e burgueses lusitanos.

b) O interesse na produção de açúcar no Brasil, as divergências políticas entre Holanda e Espanha e o fim da participação holandesa no comércio do açúcar brasileiro após a União Ibérica.

Questão 4 (Enem)

Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada "Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.

 - Calabar traiu o Brasil que ainda não existia?  Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?

 

Os textos referem-se também a esta personagem.

 

Texto I: "... dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos"

                Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. "Do Recôncavo aos Guararapes". Rio de Janeiro: Bibliex, 1949.

 

Texto II: "Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em conseqüência de vários crimes praticados..." (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).

                CALMON P. "História do Brasil". Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.

 

Pode-se afirmar que:

a) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões.

b) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.

c) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demostra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.

d) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.

e) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.

 
Gabarito

E

Questão 5 (Uerj)

O Estado português reproduziu no Brasil duas feições metropolitanas, possibilitando uma permanente tensão entre as forças sociais dos poderes locais e as forças de centralização do absolutismo.

As instituições que exerciam a administração local e central no Brasil colônia eram, respectivamente:

a) vice-reinado e capitania hereditária

b) câmara municipal e governo geral

c) capitania geral e província

 

d) cabildo e capitania real

 
Gabarito

B

Questão 6 (Uff)

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Questão 7 (Unesp)

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Questão 8 (Enem)

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Questão 9 (Uel)

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Questão 10 (Enem)

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Questão 11 (Fuvest)

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Questão 12 (Fei)

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Questão 13 (Ufc)

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Questão 14 (Fuvest)

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Questão 15 (Fuvest)

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Questão 16 (Fgv)

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Questão 17 (Unirio)

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Questão 18 (Unicamp)

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Questão 19 (Fuvest)

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Questão 20 (Ufrj)

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